Atividade avança em agosto e indústria segue otimista
Empresários esperam aumentar exportações, número de empregados e compras de matérias-primas.
De acordo com a última Sondagem Industrial, divulgada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria semana passada, o mês de agosto registrou alta na produção e no emprego industrial. A alta está acompanhada de uma maior aceleração do ritmo de crescimento em relação a julho de 2022.
O levantamento também aponta que a indústria está otimista. Nos próximos meses, os empresários esperam aumentar exportações, quantidade de empregados e compra de matérias-primas.
O índice de evolução da produção registrou 54,5 pontos em agosto de 2022, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos, o que significa que a produção aumentou ante o mês anterior. O valor médio para os meses de agosto é de 52,7 pontos, resultado acima da média para o mês, indicando aumento do ritmo de produção acima da média.
Contrariando o que geralmente ocorre nesse período, que normalmente apresenta queda nas contratações, o índice de evolução do número de empregados foi 52,2 pontos.
A UCI – Utilização da Capacidade Instalada aumentou 2 pontos percentuais entre julho e agosto de 2022, para 73% – o maior valor observado em 2022, Além disso, é o valor mais alto para um mês de agosto desde 2013, quando o UCI atingiu 74%.
Já o índice de expectativa de demanda de setembro de 2022 ficou em 59,3 pontos, apresentando queda de 0,4 ponto na comparação com o mês anterior. O índice de expectativa de compras de matérias-primas registrou 56,9 pontos, recuo de 0,4 ponto frente a agosto de 2022.
O índice de expectativa de quantidade exportada ficou em 52,8 pontos, mantendo estabilidade com relação ao resultado de agosto, quando registrou 52,9 pontos.
Em relação à intenção de investimento, foram registrados 59 pontos, maior valor entre meses de setembro desde o início da série. O resultado representa um aumento de 2,1 pontos na comparação com o mês anterior.
Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui.