Como evitar atrasos nas entregas de máquinas e equipamentos no fim de ano?
Na última terça-feira (03/10), a Peer realizou o bate-papo Fim de ano:como evitar atrasos na entrega de máquinas e equipamentos?, no LinkedIN.
Nossos especialistas Michel Kurc e Léo Sanches – head de vendas e gerente de produção – conversaram sobre os principais problemas enfrentados pelas empresas neste período e deram dicas para solucioná-los.
No mercado de peças usinadas é bastante normal um pico de demanda no período de final de ano. Isso acontece por variados motivos, que vão desde questões fiscais às organizacionais.
Esse aumento ocorre, sobretudo, pela intensificação nos pedidos na indústria de máquinas e equipamentos, que passa a demandar mais peças para realizar as suas entregas dentro dos prazos.
“É um cenário que ano a ano a gente vê se repetir. Um pouco pela organização fiscal das empresas, um pouco pela rotina de final de ano, entre outros motivos. Geralmente os prazos são negociados para um pouco antes do fim de ano. O pior cenário possível é atrasar a entrega para 2023. A organização é decisiva para entregar toda a demanda de final de ano”, diz Léo Sanches.
Para os fornecedores, a alta de demanda por orçamentos – sem previsibilidade de quando os negócios serão concretizados – pode causar uma fila de pedidos e, consequentemente, atrasos nas entregas.
As filas, além dos atrasos, também podem gerar problemas de qualidade, já que o tempo para produção das peças é apertado e, muitas vezes, ocorre a terceirização de serviços que o fornecedor não consegue absorver internamente. Também há a questão de orçamentos antigos, que são retomados no final de ano, criando um entrave entre prioridades de demanda.
Outra questão muito importante no fim de ano é a disponibilidade imediata de fornecedores. Afinal, com alta demanda e prazos curtos, achar um fornecedor adequado para o tipo de peça que você precisa pode ser uma missão impossível.
“O modelo de negócios da Peer oferece fornecedores disponíveis. Isso faz toda a diferença! É uma alternativa que se enquadra bem neste cenário, já que trabalhamos em rede e conseguimos encaixar e programar urgências neste fim de ano”, destaca Sanches.
Os fabricantes de máquinas e equipamentos que compram peças usinadas por meio da Plataforma da Peer não têm problemas com atrasos.
Os pedidos são encaminhados para fornecedores especialistas com disponibilidade para usinar suas peças com qualidade e dentro do prazo de entrega estipulado. Sendo assim, você pode aumentar a sua produção de máquinas sem medo por falta de peças.
Para os fornecedores, nossa Plataforma representa a oportunidade de ocupar máquinas ociosas e de aumentar o faturamento, produzindo mais peças. Os Parceiros de Manufatura da Peer têm acesso ao Mural de Trabalhos, onde estão disponíveis as demandas.
“A grande sacada é o just in time. Trabalhamos com pedidos simultâneamente à disponibilidade de fornecedores, evitando filas. Outra coisa que acontece bastante no período é o aumento de pedidos de cotações. Com a alta demanda, o tempo de resposta dos fornecedores tende a ser maior”, aponta Michel Kurc.
As empresas parceiras, tanto compradoras quanto fornecedoras, não “passam sufoco” na etapa de orçamento, que é uma das responsabilidades de Peer.
A rede de Usinagem Conectada da Peer conta com uma diversidade de tipos e níveis de serviços. Nós estamos preparados para demandas e volume variados!
Não deixe de vender máquinas por falta de peças usinadas. Comece a usar a Plataforma da Peer e entregue mais pedidos no fim de ano!