1O que é a Peerdustry?
A Peerdustry nasceu para inovar e transformar os processos de compra e venda de peças usinadas. Somos uma plataforma digital de usinagem compartilhada e viemos para facilitar a vida de compradores e fornecedores. Como uma plataforma integradora de serviços, trabalhamos para unir empresas que apresentam demanda por manufatura de peças usinadas com outras que estão com capacidade produtiva ociosa. Nós nos responsabilizamos 100% pelas operações comerciais dos nossos parceiros de manufatura, de ponta a ponta.
2Há um custo para utilizar a plataforma da Peerdustry?
Não, a utilização da plataforma é gratuita tanto para comprar, quanto para vender peças usinadas
3Como eu faço para comprar uma peça Usinada?
Comprar peças usinadas na Peerdustry é muito simples. O primeiro passo é preencher um formulário para que a nossa equipe possa entrar em contato com você. Após o contato do nosso time, é hora de iniciar a configuração - gratuita - da sua conta. Fique tranquilo, todo o processo é conduzido pela nossa equipe! No segundo passo, acontece a execução dos primeiros projetos-piloto, que ajudam a definir detalhes de cada cliente e suas peças. Esses ajustes garantem excelência no atendimento aos clientes. A terceira, e última, etapa é rollout, quando o fluxo do dia a dia da sua empresa é conectado à plataforma da Peerdustry, reduzindo o tempo e a burocracia para sua equipe.
4Como a Peerdustry pode me ajudar no meu processo de Compras?
A Peerdustry vai encontrar fornecedores confiáveis para a produção de suas peças usinadas. Além disso, vamos parametrizar as cotações e fazer a revisão de seus desenhos técnicos. Você também não terá mais problemas relacionados aos atrasos nos pedidos ou à qualidade das peças. Também seremos responsáveis por questões logística e execução de pagamentos. Ou seja, cuidaremos 100% da sua operação comercial.
5Quais tipos de peças usinadas a Peerdustry trabalha hoje?
Hoje a Peerdustry trabalha com peças usinadas em tornos, fresas e centros de usinagem, como eixos, buchas, flanges, dispositivos, placas e suportes. Nosso principal foco está em lotes de 1 a 1000 peças de pequeno e médio porte (até 25 kg). Para mais informações, veja o catálogo clicando aqui.
6Como funciona o sigilo com relação ao meu desenho técnico?
Para participar da rede de parceiros de manufatura da Peerdustry, os fornecedores de prestação de serviços de usinagem passam por um processo rigoroso de homologação. Um dos primeiros estágios deste processo é a assinatura do contrato de parceria, onde o tema de sigilo da propriedade intelecutal é abordado amplamente. Além disso, nossos parceiros de manufatura homologados recebem os desenhos técnicos sem informações sobre o nome do cliente ou outra informação sigilosa.
7Como é calculado o preço das peças?
A Peerdustry precifica usando duas ferramentas principais. Na primeira, nosso time de Engenharia de Manufatura precifica a peça com auxílio de algoritmos desenvolvidos internamente, que levam em consideração dezenas de variáveis, e que passam por análise dos nossos especialistas de processos. A segunda forma consiste na Pesquisa de Orçamentos, na qual os Parceiros de Manufatura, especialistas naquela determinada peça, auxiliam a Peerdustry na formação dos melhores preços.
8Depois do aceite da peça usinada na plataforma Peerdustry, o que eu preciso fazer?
Basta aguardar suas peças usinadas serem fabricadas e entregues. A Peerdustry cuida de tudo para você. Nossa tecnologia, aliada aos nossos times de engenharia de manufatura, compras, produção, qualidade e fiscal atuam para que você foque no seu core business.
9Como a Peerdustry escolhe o fornecedor que vai produzir minha peça?
Durante o processo de homologação de parceiros de manufautra da Peerdustry, são levantadas diversas informações comerciais, técnicas e administrativas. Este conjunto de informações será utilizado pela nossa ferramenta de seleção de fornecedores aptos a fabricar uma determinada peça. Cada peça é analisada e direcionada para o fornecedor especialista com a mais alta reputação em nossa rede. Adicionalmente, levamos em consideração a localização do Parceiro, do CD Peerdustry mais próximo e do cliente, na tomada de decisão.
10Como a Peerdustry garante a qualidade das peças?
Através da seleção do parceiro ideal, homologado, para fabricação de determinada peça, alinhamos a sua capacidade técnica (máquina, ferramentas, instrumentos de medição) com o requisito da peça. Além disso, fazemos o acompanhamento intensivo de todas as etapas do processo para garantir que certificados de matéria-prima e de tratamentos térmicos/superficiais, relatórios dimensionais e fotos da peça cheguem a Peerdustry com antecedência. Isso nos possibilita reagir com muita agilidade caso algo esteja fora do especificado. Desta forma, qualquer problema ocorrido durante a produção e transporte, é resolvido pela Peerdustry antes da peça chegar ao cliente. Dispomos de equipes multifuncionais para auxiliar parceiros e clientes nesta estapa crucial.
11A Peerdustry opera como um leilão?
Não. A Peerdustry não trabalha como um leilão. Nosso entendimento é que um mecanismo de leilão para o mercado de fabricação de peças usinadas não contribui para o fortalecimento das empresas prestadoras de serviços. A complexidade de realização de um orçamento de uma peça usinada é tratada de forma mais profunda aqui na Peerdustry. Elaboramos os preços das peças usinadas com base em modelos matemáticos que garantem a repetibilidade e lucratividade para nossos parceiros de manufatura.
12Quais as vantagens de ser um Parceiro de Manufatura da Peerdustry?
"Economia de tempo para aplicação em outros processos, mais agilidade no processo de manufatura, controle de qualidade das peças, previsibilidade de tempo de execução do projeto, redução de custos, rastreamento do processo de ponta a ponta, alinhamento às boas práticas de mercado."
13Como faço para ser um Parceiro de Manufatura da Peerdustry?
Após se inscrever em nossa plataforma, você precisa aceitar os termos de uso, cadastrar suas máquinas e realizar a pré-homologação online. Caso as informações da pré-homologação e o cadastro de máquinas sejam compatíveis com as demandas atuais da rede de Parceiros de Manufatura da Peerdustry, será agendada uma reunião para apresentação do código de conduta e também para aprofundamento das informações coletadas no cadastro de máquinas e equipamentos, e na pré-homologação. Uma vez aprovado, você receberá uma demanda para orçamento e fabricação de uma peça padrão, que será avaliada pelo nosso time de qualidade. Após a usinagem da peça padrão, ela passará por uma análise, assim como todo o desenvolvimento do projeto e suas interações com nossa equipe. Uma reunião de homologação será agendada para validar todas as etapas anteriores e atribuir uma nota a fabricação da peça piloto. Aprovado, você será acompanhado e avaliado durante os cinco primeiros negócios fechados, o que determinará sua avaliação final, e se você será graduado ou não para participar da rede de Parceiro de Manufatura da Peerdustry de forma irrestrita.
14O que preciso para ser um Parceiro de Manufatura Peerdustry?
O pré-requisito é ser uma empresa constituída, com CNPJ ativo, de todos os portes, com qualquer quantidade de máquinas. Nossa plataforma digital é simples e intuitiva, portanto a maioria das pessoas com experiência em acessar a internet tem facilidade em operar suas funções.
15A Peerdustry entrega as peças na minha empresa ou eu posso coletar?
A Peerdustry oferece duas modalidades de frete. Sua empresa pode receber as peças em sua planta ou você pode coletar as peças em nossos centros de distribuição.
16Caso ocorram problemas com a qualidade da peça, como será resolvido?
A Peerdustry é responsável por toda tratativa de não-conformidades, planos de ação corretiva e preventida perante o cliente. Coletamos ou recebemos as peças não-conformes em nossos CDs, realizando o reparo, recuperação ou substituição, se este for o caso. Com um processo robusto e rastreável da nossa rede, identificamos o parceiro responsável pela fabricação e iniciamos uma investigação de causa raiz, podendo gerar até mesmo o bloqueio temporário do parceiro para o recebimento de novas cotações ou produções. Tratamos o tema Qualidade com muita seriedade e ajudamos nossos parceiros a se capacitar em ferramentas de qualidade e controle.
Acesso a plataforma