Ganhe competitividade utilizando Custo Total de Aquisição
Na última terça-feira, 13/09, a Peer realizou um bate-papo ao vivo no LinkedIN sobre um tema que é tendência na área de compras e no mercado de peças usinadas spot: CTA – Custo Total de Aquisição.
Michel Kurc, head de vendas da Peer, e Douglas Ferreira, fundador e CEO do Café com Comprador explicaram porque o CTA é tão importante no processo de aquisição.
De acordo com Ferreira, o CTA “olha” para partes da compra que não estão em evidência:
“A melhor forma de entendermos o que é CTA é imaginar um iceberg no oceano, onde a parte que está fora da água mostra o preço, o frete e os impostos. A parte submersa, que é gigante e que nós conseguimos enxergar, é onde estão várias possibilidades de redução de custos”, explicou.
Desta forma, o CTA representa todos os custos, todos os esforços e todos os valores que não estão evidentes em uma proposta comercial. Alguns exemplos de relevantes fatores que compõem o custo total de aquisição:
As principais ferramentas para uso do CTA não exigem nenhum investimento, são gratuitas! Comunicação e transparência são vitais para o estabelecimento de uma parceria e de um bom relacionamento com os fornecedores.
Você sabia que menos de 5% das cotações enviadas pelos fornecedores são fechadas? Assim, o processo de cotação acaba sendo caro para o fornecedor (tempo é dinheiro, lembra?), que precisa diluir esses custos.
No caso do mercado de peças usinadas, quando os compradores fornecem, de forma transparente, as informações necessárias para o desenvolvimento das cotações pelos fornecedores são evitados uma série de custos que posteriormente são incluídos nas entrelinhas das propostas comerciais.
“As especificações precisam ser enviadas pelo comprador para que a demanda seja assertiva. Falta de informação gera custos desnecessários”, reforçou o CEO do Café com Comprador. Portanto, é preciso transparência para que o fornecedor entenda a melhor forma de lidar com os pedidos.
O comprador deve ter – dentro de sua estratégia de aquisição – clareza do que ele está comprando, tratando cada demanda com a devida importância e tempo que ela merece.
Sendo assim, é possível adquirir peças usinadas de maneira mais estratégica, utilizando o CTA a favor da empresa. “De repente você está gastando um tempo gigante em algo que não é relevante para a sua empresa em termos de impacto”, ressaltou Ferreira.
Para assistir o bate-papo na íntegra e entender mais sobre CTA, clique aqui.
1 Comment
[…] envolve tempo e dedicação, esforços que devem ser incluídos pelas empresas compradoras no custo total de aquisição (CTA) das […]