Pensamos neste post para te mostrar que o trabalho remoto veio para ficar, inclusive na indústria metalmecânica.
Se antes da pandemia o trabalho remoto parecia inviável em diversos setores, entre eles a indústria, em poucos meses o jogo virou e agora a pergunta é outra: como as empresas vão se comportar no pós-pandemia?
Apesar do avanço do calendário vacinal, que anteriormente era visto como um marcador para o retorno às atividades presenciais, boa parte das indústrias entenderam que é possível operar - e ter bons resultados - com o trabalho híbrido.
Por isso, ficam algumas perguntas: Como será o novo normal da indústria de manufatura? Como a tecnologia pode ajudar no trabalho totalmente à distância ou híbrido?
Utilize todo o potencial que a tecnologia oferece
Os efeitos da pandemia no mundo do trabalho ainda estão em processo. Desde o aparecimento do novo coronavírus, muitas empresas decidiram investir em digitalização.
Um super detalhe que vale a pena ser lembrado é que a tecnologia pode ajudar os seus negócios, desde que exista uma predisposição para mudanças.
💥DICA
“Mas eu sempre fiz assim!” ou “Assim sempre deu certo!” não são afirmações válidas para quem pretende usar todo o potencial da tecnologia a seu favor. Que tal pensar: “Como posso fazer isso de um modo melhor?” Mudar a forma de pensar, com certeza nos traz novas possibilidades!
Durante muito tempo as pessoas estiveram lado a lado em seus trabalhos, mas isso não significa que existia colaboratividade. Na indústria, o chão de fábrica poderia estar a todo vapor, porém com funções completamente individualizadas.
Hoje, a digitalização possibilita uma forma de trabalho muito mais colaborativa, conectando tarefas que anteriormente eram executadas isoladamente. Isso, com certeza, aumenta a produtividade e a competitividade da indústria.
“Muitas empresas agora estão tendo que decidir como elas vão se reinventar”, afirma Bruno Diesel Gellert, CEO da Peerdustry.
É possível usinar peças remotamente?
SIM!!!!!
Agora, chegamos à cereja do bolo: como manufaturar peças remotamente!
Atualmente, existe uma tendência nas empresas que fabricam itens sob demanda em baixo volume de reduzir a operação fabril. Elas estão optando por não comprar mais máquinas e diminuir as suas plantas.
ATENÇÃO: Diminuir as plantas, não significa diminuir a produção e vender menos!
“E como é isso, Peerdustry?” A resposta é simples, você pode conectar a sua fábrica a uma plataforma digital que te entrega a demanda, além de cuidar de todos os trâmites que envolvem a compra e a venda de peças usinadas.
Essa é uma forma segura e eficaz de digitalizar a sua produção sem investir em máquinas e equipamentos de ponta. Muitas empresas na Europa e Estados Unidos já seguem essa tendência!
No gráfico, chamado de Smile Curve, você pode conferir a tendência de otimizar e terceirizar a produção, enquanto concentra mais seus esforços em outras atividades como projetos de marca, vendas, marketing, distribuição, etc.
“A manufatura tem perdido valor agregado no ciclo de vida de um produto. O que mais gera valor é o projeto, a montagem e a venda. O melhor exemplo disso é o iPhone. O que gera valor é o design - Designed in California! A fabricação é feita na China e a venda é realizada no próprio canal da Apple. Ou seja, ela fica com os dois extremos da smile curve”, explica Gellert.
A manufatura conectada merece a sua devida atenção porque pode ser utilizada por todos os porte de empresa, já que a intenção é elevar a produtividade e aumentar o faturamento.
Já demos a faca, agora te daremos o queijo
A
Usinagem Conectada é um conceito pioneiro - criado pela Peerdustry - que possibilita a manufatura de peças remotamente, com uso de tecnologia de ponta e criando uma grande rede de prestadores de serviços de usinagem.
Por meio de uma plataforma digital, conseguimos integrar serviços. Assim, a Peer vem descomplicando a vida de centenas de fornecedores e compradores de peças usinadas.
Para combinar as demandas de fornecedores e compradores dentro da nossa plataforma, desenvolvemos diversos algoritmos e modelos matemáticos. Desta forma, os dados técnicos fornecidos pelas empresas podem ser cruzados.
Para combinar as demandas de fornecedores e compradores dentro da nossa plataforma, desenvolvemos diversos algoritmos e modelos matemáticos. Desta forma, os dados técnicos fornecidos pelas empresas podem ser cruzados.
E então a
“mágica” acontece: conseguimos encaminhar
os pedidos certos para fornecedores especialistas. E
tudo é feito remotamente!
Conheça seis benefícios da Usinagem Conectada:
- Gestão centralizada dos processos de compra e venda de peças usinadas
- Padronização das cotações
- Ampliação da carteira de pedidos
- Assistência e acompanhamento de ponta a ponta do projeto
- Tempo excedente para gerenciar a produção e outras atividades da sua empresa
- Garantia de qualidade na prestação de serviço
Agora que você tem a faca e o queijo nas mãos, não deixe de inovar os seus processos produtivos. O futuro da cadeia de suprimentos do setor metalmecânico é digital. Não hesite em inovar!
O trabalho da Peer, antes de qualquer outra coisa, tem o objetivo de proporcionar boas experiências para os seus parceiros. Venha fazer parte da maior rede de Usinagem Conectada da América Latina!