Consumo aparente de máquinas e equipamentos sobe em agosto
Neste post estamos trazendo alguns dados do setor de máquinas e equipamentos, divulgados pela Abimaq. Também explicamos como a sua empresa pode vender mais máquinas no fim de ano.
De acordo com os Indicadores Conjunturais divulgados essa semana pela Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – que representa a soma das máquinas importadas com as produzidas localmente e direcionadas ao mercado interno -, cresceu 1,7% em agosto.
No mês passado também houve crescimento de 25,5% nas exportações, representando US$1,26 bilhões, o melhor resultado desde outubro de 2012. No acumulado do ano, o setor exportou US$ 7,9 bilhões, 28,2% a mais do que no mesmo período de 2021, o equivalente a 20% da receita total do setor.
No mês de agosto, o nível de ocupação da capacidade instalada da indústria de máquinas e equipamentos subiu 0,4 pontos percentuais, anulando parte da queda observada em julho (0,7 p.p.). Segundo a Abimaq, o setor fabricante de máquinas e equipamentos atuou no último ano com 80% da sua capacidade instalada.
O número de pessoas empregadas no setor registrou aumento de 0,6% em relação ao mês de julho deste ano, atingindo o patamar de 399 mil postos de trabalho ocupados. Em relação a agosto de 2021, o aumento do quadro foi de 16.891 trabalhadores.
Conforme informado pela associação, as contratações ocorreram em grande parte no setor de máquinas para construção civil, porém também houve incremento nas fábricas de máquinas para a indústria de transformação, componentes para bens de capital e máquinas para a agricultura.
Mesmo diante dos crescimentos apontados, o faturamento da indústria de máquinas e equipamentos teve queda de 2,2% na comparação com o mês de julho.
Já pensou em aumentar a sua eficiência e ocupar a sua capacidade produtiva ainda em 2022, entregando mais máquinas?
Na reta final do ano é bastante comum o aumento de demanda e o encolhimento dos prazos de entrega. Para as empresas que fabricam máquinas e equipamentos, é uma correria sem fim!
A Peer pode te ajudar a fabricar peças usinadas em menor tempo, sem a necessidade de homologar fornecedores ou aguardar orçamentos. Na nossa Plataforma, você tem acesso a fornecedores especializados e economiza tempo com processos administrativos e operacionais.
A Peer cuida de todo o processo de compra de peças usinadas para você!
👉 acesso a fornecedores especializados e homologados
👉 economia de tempo com processos administrativos e operacionais
👉 redução de etapas do processo de compra
👉 compra e entrega de peças ainda em 2022, sem atraso na sua produção
👉 garantia de entrega e de qualidade final das peças
👉 redução de custos
👉 maior eficiência e produtividade
A sua empresa já deixou de vender máquinas no fim de ano devido à dificuldade de usinar peças para a manufatura de máquinas?
Com a Peer, você pode entregar mais máquinas dentro dos prazos de entrega, ainda em 2022. E, claro, tem a chance de aumentar o faturamento da sua empresa.
“Muitos fabricantes de máquinas e equipamentos deixam de aceitar pedidos no período porque não têm como absorver a demanda. Faltam peças usinadas e o tempo para fabricação, na maioria das vezes, não é hábil. Isso traz ineficiência para as empresas, que deixam de vender e faturar mais em uma época de alta demanda”, explica Bruno Diesel Gellert, nosso CEO.
Fale com um dos nossos especialistas agora e saiba como otimizar a sua produção de máquinas usinando peças com a Peer.