Entenda o que é o metaverso e saiba como ele vai transformar a indústria
Nos últimos meses, o metaverso tem pautado muitas notícias do segmento industrial. Antes de qualquer coisa, vamos explicar aqui o que é metaverso:
Em 2021, Mark Zuckenberg, CEO da Meta (ex-Facebook), anunciou que a empresa está trabalhando para desenvolver o seu metaverso. Inclusive, no site da Meta, há um aviso logo na página inicial: “Nós estamos construindo a próxima evolução da conexão digital”.
Diante desta afirmativa não restam dúvidas de que o Metaverso irá nos afetar em diversas esferas, transformando relações sociais, o trabalho e, também, a economia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tecnologia não ficará restrita às redes sociais ou jogos virtuais.
O Metaverso será aplicado em diferentes campos, entre eles a indústria. Muitas empresas da área industrial já estão anunciando investimentos na criação de seus metaversos.
A fabricante de aços ArcelorMittal, por exemplo, anunciou investimento de R $1,2 milhão, para a criação de um novo modelo de negócio no Metaverso Industrial.
Construído com base em diversas tecnologias – realidade virtual, realidade aumentada, gêmeos digitais, entre outras -, o metaverso pode ser aplicado em vários campos da indústria, como a manufatura.
Por meio do metaverso será possível criar ambientes de trabalho virtuais, além de máquinas e equipamentos de alto nível de complexidade. Os dados gerados por todas as tecnologias empregadas, e que vão fundir os mundos real e virtual, darão suporte para as atividades.
Para a indústria, o metaverso pode gerar grandes benefícios. A tecnologia de Gêmeo Digital, por exemplo, simula minuciosamente – no ambiente virtual – linhas de produção. Isso garante melhor aproveitamento de ativos, manutenção preditiva de máquinas e equipamentos e redução de riscos de acidente de trabalho.
Portanto, a integração entre as duas realidades (física e virtual) vai gerar muitos dados técnicos que quando levados para o metaverso poderão ser explorados detalhadamente por meio das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual.
Entre os possíveis benefícios do metaverso para a indústria está a precificação dinâmica de produtos.
Isso significa que, no metaverso, algoritmos de precificação dinâmica poderão cruzar as demandas, as ofertas e a predisposição de usuários em pagar por determinados produtos.
Trazendo isso para a realidade do segmento de usinagem atual, que apresenta muitas dificuldades em relação à precificação de peças, o metaverso seria uma solução muito bem-vinda.
Afinal, a precificação dinâmica seria uma forma de padronizar os preços a partir da demanda das empresas, da oferta dos fornecedores e da predisposição das empresas em pagar pela peça.
Você sabia que a Peerdustry consegue padronizar a precificação de peças usinadas?
É isso mesmo … já fazemos isso antes mesmo do metaverso!
Por meio de tecnologias de dados, modelos matemáticos avançados e algoritmos desenvolvidos pela própria Peer, nós conseguimos prever oscilações que interferem diretamente no custo das peças, como, por exemplo, as altas nos preços de matérias-primas.
Nossas ferramentas também nos permitem cruzar a demanda das empresas que compram peças usinadas com a disponibilidade de fabricação de fornecedores.
Esse encontro entre compradores e fornecedores de peças usinadas acontece no mundo virtual, na Plataforma da Peer! É lá onde as empresas se conectam.
A partir das informações fornecidas pelas empresas no momento do cadastro e pelos dados gerados por nossas ferramentas digitais, conseguimos encaminhar os pedidos de peças para os fornecedores adequados, com mais expertise para aquele projeto.
A Peer nasceu para descomplicar a vida de quem compra/vende peças usinadas! Todos os negócios gerados dentro da Plataforma da Peer são gerenciados de ponta a ponta por nós.
O maior objetivo da Peer é transformar de forma inovadora a forma como as empresas compram e vendem peças usinadas, trazendo mais competitividade e qualidade para o mercado de usinagem.
Hoje já somos a maior plataforma de Usinagem Conectada da América Latina.